BIOGRAFIA OFICIAL DE JOÃO LOURENÇO, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA

João Manuel Gonçalves Lourenço nasceu a 5 de março de 1954 na cidade de Lobito, Província de Benguela. É filho de Sequeira João Lourenço, enfermeiro, natural de Malange e de Josefa Gonçalves Cipriano Lourenço, costureira, natural de Namibe, ambos já falecidos.
Completou seus estudos primários e secundários na província do Bié, onde seu pai se encontrava em situação de liberdade vigiada por 10 anos, após ter estado na prisão de São Paulo (1958-1960) por “exercício de atividade política clandestina” quando trabalhava como enfermeiro no Porto de Lobito.
Continuou seus estudos na capital de Angola, na então Escola Industrial e Instituto Industrial de Luanda. Lá, assistiu à queda do regime fascista em Portugal e, em companhia de outros jovens, juntou-se à luta de libertação nacional na República do Congo, em agosto de 1974. Naquela época, João Lourenço já havia feito sua primeira instrução político-militar no Centro de Instrução Revolucionária (CIR) Kalunga.
CARREIRA MILITAR E MESTRADO EM HISTÓRIA
Lourenço integrou o primeiro grupo de combatentes do MPLA, que entrou em território nacional via Miconge, em direção à cidade de Cabinda, após a queda do Regime Colonial Português. Às vésperas da Independência, participou dos combates na fronteira do N'Tó Yema, e em outras batalhas contra a coalizão integrada pelo FNLA e o Exército do Zaire, que culminaram com a derrota dessas forças que pretendiam ocupar o território angolano.
Durante sua participação na luta pela libertação, e pouco depois da proclamação da independência nacional em 11 de novembro de 1975, integrou o corpo de Artilharia Pesada, onde desempenhou funções de Comissário Político em diversos níveis, desde pelotão, companhia, batalhão, brigada e Comissário Político da 2ª Região Político-Militar em Cabinda, entre 1977 e 1978.
Com a intenção de melhorar a capacitação das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), João Lourenço é um dos militares que parte para a então União Soviética, onde, além da formação militar, obteve o título de **Mestrado em Ciências Históricas**, na Academia Político-militar VI Lenin. Permaneceu na Rússia de 1978 a 1982.
Em seu retorno a Angola, participou das operações militares que se desenvolveram no centro do país (Kwanza Sul, Huambo e Bié) entre 1982 e 1983, com posto de comando no Huambo.
De 1983 a 1986, foi designado pelo Presidente da República e Comandante em Chefe das Forças Armadas para desempenhar as funções de Comissário Provincial do Moxico e Presidente do Conselho Militar Regional da 3ª Região Político Militar.
De 1986 a 1989, também por decisão do Presidente, é designado para desempenhar as funções de Primeiro Secretário do Comitê Provincial do MPLA e Comissário Provincial de Benguela.
De 1989 a 1990 desempenhou as funções de Chefe da Direção Política Nacional das FAPLA, ascendendo a general.

Presidente da República de Angola, João Lourenço, junto ao Presidente dos Conselhos de Estado
e de Ministros da República de Cuba, Raúl Castro.
NO BUREAU POLÍTICO DO MPLA
De 1991 a 1998, João Lourenço desempenhou as funções de Secretário do Bureau Político para a Informação de seu partido e, durante um curto período de tempo, também exerceu como Secretário do Bureau Político para a Esfera Econômica e Social, assumindo também o cargo de Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA.
Após o IV Congresso Ordinário do MPLA (1988), é eleito pelo Comitê Central para desempenhar as funções de Secretário-Geral do partido de 1998 a 2003, assumindo nesse período a função de Presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional.
De 2003 a abril de 2014, foi primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional.
MINISTRO DA DEFESA
Em abril de 2014, e já como general na reserva, Lourenço foi designado, por Decreto Presidencial, Ministro da Defesa de Angola. Cargo que desempenhou até sua nomeação como Presidente da República em 26 de setembro de 2017.
Após o VII Congresso Ordinário do MPLA, celebrado em agosto de 2016, também foi nomeado, pelo Comitê Central de seu partido, Vice-presidente do MPLA. Atualmente continua integrando o Comitê Central do MPLA (desde 1985), e sendo membro do Bureau Político do Partido (desde 1990).

Presidente da República João Lourenço e a Primeira-Dama Ana Dias Lourenço
VIDA PESSOAL
João Lourenço é casado com Ana Afonso Dias Lourenço. Ministra do Planejamento entre 1999 e 2012, a Primeira-Dama é considerada como uma das economistas mais preparadas do país. Destacou-se já como estudante, enquanto cursava seus estudos no antigo Liceu Dona Guiomar de Lancaster, e se graduou em Economia na Universidade de Angola em 1983, quando tinha 25 anos.
Ana Dias Lourenço presidiu o Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Ela começou a trabalhar neste organismo internacional em 2001. Desde então, desempenhou o cargo de presidente do Conselho Nacional de Estatística, presidente da Comissão Nacional e vice-presidente do Conselho de Administração do Comitê de Ética.
Entre 2012 e 2016, Dias foi Representante de Angola, África do Sul e Nigéria no Banco Mundial (“Board”), e desde 2014 conciliou este cargo com o de ligação da organização “Bretton Woods” para a África Subsaariana.
O novo Presidente de Angola é pai de 6 filhos, e se mostra muito ativo em seu perfil Facebook (onde não tem inconveniente em mostrar fotografias de sua vida cotidiana, seu trabalho ou sua família). Entre seus hobbies está a prática de futebol e karatê, e tem como passatempos a leitura, o xadrez e a equitação.
Também cabe destacar que o novo inquilino do Palácio da Cidade Alta, além da língua portuguesa, fala inglês, russo e espanhol.